BIOGRAFIA

GLAUCO CAVALCANTI DE ARAÚJO LUZ é poeta e compositor. Nasceu no Recife (PE), em 23 de setembro de 1965 e, ainda jovem, morou em Simplício Mendes e Teresina (PI). Mudou-se, depois, para o Rio de Janeiro, onde começou sua carreira de compositor, ao obter o primeiro lugar no Festival de Música de Piraí, com a canção PROVINCIANA, que compôs e defendeu, no ano de 1990.

Voltando a morar em Teresina, começou a fazer música em parceria com vários artistas locais. O primeiro parceiro foi o maestro Aurélio Melo e, com uma das primeiras músicas feitas com o maestro, foi finalista dos Festivais da TV RECORD em São Paulo, 1991. A música era “RATAPLÃ, RATAPLÔ, que foi arranjada por Rogério Duprat e interpretada pelo grupo ENSAIO VOCAL. 

Depois, com Geraldo Brito, outro ícone da música teresinense, foi finalista do festival da TV CULTURA em São Paulo, 2005, com a música “URBE”, interpretada por RONALDO BRINGEL.

 

Em 1993. foi terceiro lugar geral no festival CANTA NORDESTE, da Rede Globo, no Recife, com a música “QUE XOTE” e, dois anos depois, foi quarto lugar geral em na cidade de Natal-RN, com a música “MEIO TOM”, ambas parcerias com o maestro Aurélio Melo. Em 1994, foi finalista com a música “CASA CAIADA” (parceria com Anderson Nóbrega e Carol Costa).

Em 2011, suas músicas VERDADEIRA e OURICURI foram finalistas do Festival Nacional da Canção em Minas e sua música “ANTIGA” foi escolhida como melhor letra da FAMPOP, em Avaré, São Paulo.

Lançou, ainda em 2009, o CD intitulado MUITO TUDO, que tem músicas suas em parcerias com: Anderson Nóbrega, Carol Costa, Aurélio Melo, Geraldo Brito e Luizão Paiva, interpretadas por Glauco Luz, Carol Costa, João Cláudio Moreno, Dalmir Filho, Ronaldo Bringel e Alexandre Júnior (Nakinha).

Em 2019 está lançando o álbum duplo REFINARIA, um songbook com interpretações de Bena Lobo, Carol Saboya, Chico César, Danilo Caymmi, Di Ferreira, Edinho Queirós, Flávio Leandro, Filó Machado, Gustavo Baião, Maciel Melo, Márcia Siqueira, Myriam Eduardo, Paula Santoro, Ronaldo Bringel, Tânia Alves, Tico de Moraes, Toninho Horta, banda Validuaté, Vicente Nucci, Vinícius Cantuária, Zeca Baleiro e Zé Cazado.

© 2019  por  Nathalia Valente - Fotos: Ana Araújo

  • https://api.whatsapp.com/send?1=pt_B
  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon